sábado, 22 de maio de 2010

Socialização X Aprendizado

Observo, observo e observo. Tenho a impressão que a raça humana ainda não se conscientizou que são seres sociais.

O ser humano é um ser social, diferentemente dos demais seres vivos que estão presentes no Planeta Azul, precisa dos mais velhos da mesma espécie para sobreviver. Apesar do contato entre os seres humanos ser fundamental para a sobrevivência da espécie, parece que alguma coisa está fora do eixo. Constantemente discursam para melhorar o mundo, mas raramente contribuem para isso.

Poucos se preocupam com a educação, em socializar devidamente as crianças. É mais natural encontrar adultos deseducando, ensinando exatamente como não se deve fazer. Todos nós aprendemos principalmente por meio da observação (visão e audição) e como boa parte dos adultos, apesar de terem um discurso politicamente correto, constantemente oferecem péssimos exemplos aos que estão em fase de crescimento.

Não é a toa que foi necessária a chegada ao planeta das crianças índigo (hoje boa parte já adultas) para prepararem o terreno para as crianças cristal, que trazem consigo um alto grau de consciência. Essa pode ter sido uma tentativa de tentar tirar a humanidade do beco sem saída em que se enfiou.

Chegou a hora dos mais velhos perceberem que podem aprender com os mais novos e tomarem cuidado para não castrarem o conhecimento que as crianças nos trazem.

A tarefa não é fácil e exige cautela, pois além do conflito de geração entre adultos e crianças, há também a limitação dos adultos em compreender o alto grau de desenvolvimento espiritual dos recém chegados ao planeta.

O ideal seria a existência de uma troca, onde os mais velhos ficam com o papel de socializar culturalmente as crianças ao mesmo tempo em que aprendem com elas. É muito duro ver adultos tratando crianças como seres inferiores. Elas não são inferiores, apenas ainda estão em fase de socialização.

O que podemos aprender com as crianças? Simplesmente pare o observe, tenho certeza de que não se decepcionará.
Querem um mundo melhor? Socializem as crianças e, ao mesmo tempo, aprendam com elas.

Há muito tempo, o Mestre da Compaixão já dizia: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no reino dos céus.”

4 comentários:

Judson Coelho disse...

Concordo com quase tudo o q disses, exceto com a parte em q diz: "O ser humano é um ser social, diferentemente dos demais seres vivos"
Não só nós precisamos de uma sociedade para subsistir, mas enfim...

Nossos valores estão todos invertidos, palavras como amor, liberdade, ética e moral só existem nos livros e teorias, mas não mais possuem um significado concreto; nos tornamos mecânicos...

Hana disse...

Hoje consegui um tempinho para participar do seu mundo e ele é maravilhoso, não venho sempre por falta de tempo, mas admiro seu cantinho e deixo um presentinho!!

Que Mundo Maravilhoso
Eu vejo as árvores verdes, rosas vermelhas também
Eu as vejo florescer para nós dois
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso
Eu vejo os céus azuis e as nuvens tão brancas
O brilho abençoado do dia, e a escuridão sagrada da boa noite
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso
As cores do arco-íris, tão bonitas nos céus
Estão também nos rostos das pessoas que se vão
Vejo amigos apertando as mãos, dizendo: "como você vai?"
Eles realmente dizem: "eu te amo!"
Eu ouço bebês chorando, eu os vejo crescer
Eles aprenderão muito mais que eu jamais saberei
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso
Sim, eu penso comigo... que mundo maravilhosoLouis Armstrong
com carinho
Hana

Persona Rocha disse...

É Judson Coelho, eu também concordo que nós não precisamos de uma sociedade para subsistir, mas precisamos de outros seres humanos para poder dar os primeiros passos, não é mesmo?
Iluminado seja o indivíduo que percebeu a mecanização do ser humano, pois já é um grande passo para voltar a humanizar-se, aí os livros com conceitos teórico de liberdade, ética, moral e palavras de amor podem ser fundamentais como referência para a prática.

Persona Rocha disse...

Querida Hana,

Muito obrigado pela visita, você é sempre bem vinda.
Adorei o presente, letra maravilhosa. Muito obrigado!!!

Luz!

Teste para continuar o blog

Vamos que vamos